domingo, 21 de setembro de 2014

MATERIAL ESTRUTURADO E NÃO ESTRUTURADO



    O material concreto é uma forma de apresentar ao aluno uma maneira mais fácil e palpável do que é a matemática e como ela pode ser usada no nosso dia-a-dia. Irei neste trabalho mostrar diversas ferramentas disponíveis de material concreto que podem ser usados no cotidiano do professor principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental.


     O tangram é de fato um dos mais antigos quebra-cabeças disponíveis. Ele foi inventado na china e existem várias lendas de como ele surgiu. Uma das mais usadas é que um Imperador Chinês deixou cair um espelho e este se despedaçou em 7 pedaços, dando origem ao Tangram. Com apenas 7 peças sendo 5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo é possível formar mais de 1700 figuras. O tangram já foi usado para representar pessoas, animais, casas e etc. Veja abaixo uma figura representativa do Tangram:





Ábaco

O ábaco é de fato o instrumento mais antigo para cálculo matemático. Sua origem data de mais de 50 anos. Seu provável surgimento de acordo com estudiosos vem da China. Ele é formado por fios paralelos e conta com arruelas para representar as unidades, dezenas, centenas e etc. Abaixo apresento uma figura do ábaco:


Vejamos como é simples realizar uma soma com o ábaco. Digamos por exemplo que desejamos adicionar 123 a 530. Veja abaixo como é representado o valor 530 no ábaco:





Agora veja como é somado 123 ao valor 530:


Vejamos agora o resultado, note que o resultado será 653:




Material Dourado
O material dourado foi criado pela Professora Italiana Maria Montessori.
Ela propôs este forma de ensino para facilitar o entendimento das séries iniciais a numeração decimal. A idéia consiste na criação de cubos, onde cada um vale 1 unidade. A união de 10 cubos, representa uma dezena e de 100 cubos 1 centena. Vamos observar a figuras abaixo :










SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL


     Para expressarmos quantidades ou para enumerarmos objetos, por exemplo, utilizamos um sistema de numeração. Existem vários sistemas de numeração, mas o mais comum e que é frequentemente utilizado por nós, é o sistema de numeração decimal.
  Neste sistema os números são representados por um agrupamento de símbolos que chamamos de algarismos ou dígitos.O sistema de numeração decimal possui ao todo dez símbolos distintos, através dos quais se utilizarmos apenas um dígito, podemos representar quantidades de zero a nove.
Dígitos ou algarismos são símbolos numéricos utilizados na representação de um número, por exemplo, o número 756 é composto de três dígitos: 75 e 6.
No sistema decimal contamos com dez símbolos distintos: 012345678 e 9.
0 - zero:
1 - um: 
2 - dois:  
3 - três:   
4 - quatro:    
5 - cinco:     
6 - seis:      
7 - sete:       
8 - oito:        
9 - nove:         



Ordens e Classes

As casas das unidades, das dezenas e das centenas são chamadas de ordens.
No sistema de numeração decimal a cada três ordens posicionadas da direita para a esquerda temos uma classe.