A construção do conceito de número para crianças que estão no processo inicial da construção se da por um processo de adaptação ao meio, ou seja, a criança começa a criar um conceito de número em seu meio por meio da convivência com as pessoas ao seu redor.
Ou seja, mesmo antes de entrar na escola ela já tem seu próprio conceito de números que pode ser aprofundado ou não, cabe ao professor observar e aproveitar esse pré-conhecimento do aluno adaptando suas aulas ao perfil da turma e dos alunos.
Portanto, a mediação e dedicação do professor são fundamentais para que não ocorra apenas uma aprendizagem mecânica e sim uma reflexão sobre o que se está aprendendo e seu uso nas mais variadas situações cotidianas, desde o dividir balas entre amigos, estabelecer comparações entre tamanhos, preços, quantidade. O professor deve intervir sempre, conduzindo o aluno ao raciocínio de maneira segura e dinâmica, motivando-o, construindo com ele a evolução de seu aprendizado em todos os momentos de dificuldades, usando estímulos da capacidade de investigação lógica do aluno, fazendo-o raciocinar.
Muitas vezes diante das dificuldades na construção do conhecimento lógico-matemático o professor considera que a criança não aprende, pois ela não sabe dividir ou multiplicar, não compreendendo o que o problema está pedindo. A dificuldade de entender os conteúdos é determinada em função da estrutura e da disciplina que é lógica, formal e dedutiva, incompatível com o pensamento da maioria das crianças neste nível. Um fator essencialmente importante que pode ajudar a amenizar as dificuldades é o uso do material concreto, partindo do princípio que a criança ainda não chegou ao estágio da abstração, ela precisa ver, tocar, observar, modificar posições, criar situações com os objetos, para assim ir construindo o conceito de número, agrupando, contando, selecionando, comparando.O professor pode acrescentar o uso de diferentes materiais, como jogos e garantir que a criança compreenda o que se está pedindo que ela faça, permitindo que desenvolva suas próprias estratégias.O professor pode utilizar varias possibilidades de intervenção nessa construção de conceitos numéricos: objetos de demonstração, gravuras, músicas, histórias, brinquedos pedagógicos, brincadeiras e muitos outros meios.
É muito importante que o professor conheça os limites de seus alunos e o que eles podem alcançar com sua ajuda ou não. Se o estágio cognitivo em que a criança se encontra não for respeitado ela não terá condições de responder aos objetivos que o professor deseja atingir.

Nenhum comentário:
Postar um comentário