O material concreto é uma forma de apresentar ao aluno uma maneira mais fácil e palpável do que é a matemática e como ela pode ser usada no nosso dia-a-dia. Irei neste trabalho mostrar diversas ferramentas disponíveis de material concreto que podem ser usados no cotidiano do professor principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental.
O tangram é de fato um dos mais antigos quebra-cabeças disponíveis. Ele foi inventado na china e existem várias lendas de como ele surgiu. Uma das mais usadas é que um Imperador Chinês deixou cair um espelho e este se despedaçou em 7 pedaços, dando origem ao Tangram. Com apenas 7 peças sendo 5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo é possível formar mais de 1700 figuras. O tangram já foi usado para representar pessoas, animais, casas e etc. Veja abaixo uma figura representativa do Tangram:

Ábaco
O ábaco é de fato o instrumento mais antigo para cálculo matemático. Sua origem data de mais de 50 anos. Seu provável surgimento de acordo com estudiosos vem da China. Ele é formado por fios paralelos e conta com arruelas para representar as unidades, dezenas, centenas e etc. Abaixo apresento uma figura do ábaco:

Vejamos como é simples realizar uma soma com o ábaco. Digamos por exemplo que desejamos adicionar 123 a 530. Veja abaixo como é representado o valor 530 no ábaco:

Agora veja como é somado 123 ao valor 530:

Vejamos agora o resultado, note que o resultado será 653:

Material Dourado
O material dourado foi criado pela Professora Italiana Maria Montessori.
Ela propôs este forma de ensino para facilitar o entendimento das séries iniciais a numeração decimal. A idéia consiste na criação de cubos, onde cada um vale 1 unidade. A união de 10 cubos, representa uma dezena e de 100 cubos 1 centena. Vamos observar a figuras abaixo :


Referencias:
Nenhum comentário:
Postar um comentário