
O papel da educação na vida da criança seja na educação infantil quanto nos anos iniciais é de absoluto cunho pedagógico.
Piaget declara que o objetivo da educação deve estar centrado na autonomia da criança.As crianças com idade entre cinco e seis anos de idade, não frequentam a escola apenas para brincar.Nesta idade elas estão construindo conceitos dos números, “por exemplo”, ele começa antes da ida à escola,desde que ela seja estimulada na família e nas relações cotidianas onde a criança desenvolve dois tipos de conhecimento,o físico e lógico. Com isso podemos concluir que o pensamento numérico pode ser desenvolvido naturalmente, sem necessidade de o professor determinar o horário da aula de matemática.
O professor é o mediador, pois ele ajudará o aluno na construção do conceito de número que é uma atividade muito complexa, é necessário que o mesmo proponha atividades de classificação, seriação e ordenação de quantidade. Estas experiências permitirão à criança abstrair características comuns que ajudarão nesta conclusão.
Para Piaget “A criança já nasce com possibilidades que são herdadas e que se desenvolvem a partir das interações com o meio...”.
Na visão de Vygotsky: “ O homem constitui-se como
tal, através das interações sociais, portanto ele é um sujeito que transforma e
é transformado...”.
Já Wallon, considera a criança com ser social
desde o nascimento. E a afetividade e o movimento são considerados fatores
importantes para o desenvolvimento da criança.

Nenhum comentário:
Postar um comentário