segunda-feira, 17 de novembro de 2014

A CONSTRUÇÃO CONCEITUAL DO NUMERO OPERATÓRIO.


                                                                                                                                           





O papel da educação na vida da criança seja na educação infantil quanto nos anos iniciais é de absoluto cunho pedagógico. 


Piaget declara que o objetivo da educação deve estar centrado na autonomia da criança.As crianças com idade entre cinco e seis anos de idade, não frequentam a escola apenas para brincar.Nesta idade elas estão construindo conceitos dos números, “por exemplo”, ele começa antes da ida à escola,desde que ela seja estimulada na família e nas relações cotidianas onde  a criança desenvolve dois tipos de conhecimento,o físico e lógico. Com isso podemos concluir que o pensamento numérico pode ser desenvolvido naturalmente, sem necessidade de o professor determinar o horário da aula de matemática. 
  
   O professor é o mediador, pois ele ajudará o aluno  na construção do conceito de número que é uma atividade muito complexa, é necessário que o mesmo proponha atividades de classificação, seriação e ordenação de quantidade. Estas experiências permitirão à criança abstrair características comuns que ajudarão nesta conclusão. 

  Para Piaget “A criança já nasce com possibilidades que são herdadas e que se desenvolvem a partir das interações com o meio...”. 

 Na visão de Vygotsky: “ O homem constitui-se como tal, através das interações sociais, portanto ele é um sujeito que transforma e é transformado...”. 

 Já  Wallon, considera a criança com ser social desde o nascimento. E a afetividade e o movimento são considerados fatores importantes para o desenvolvimento da criança. 


  




Nenhum comentário:

Postar um comentário