MULTIPLICAÇÃO
A multiplicação é uma adição de parcelas iguais.
Multiplicar é o mesmo que somar, na verdade é um "atalho" para as contas de adição.
Multiplicar é o mesmo que somar, na verdade é um "atalho" para as contas de adição.
Exemplos:
- 4 vezes o 5 = 5 + 5 + 5 +5 = 20
- 2 vezes 5.4345= 5.4345+ 5.4345 =10.8690
José foi ao supermercado e comprou 10 pacotes de arroz para levar para seu restaurante, cada pacote pesava 5 kilos.Quantos kilos de arroz José levou para o restaurante?

Para resolver este problema você também pode fazer assim:
5 x 10 = 50
5 x 10 = 50
A multiplicação é uma adição de parcelas iguais.
Sendo a, b e c números naturais quaisquer, a sentença matemática que traduz esta operação é: a x b = c
Os fatores a e b também recebem as denominações multiplicador e multiplicando. O multiplicador indica o número de vezes que o multiplicando será adicionado. Assim, no produto 3 x 7, temos:

A técnica operatória, ou algoritmo da multiplicação, sugere que se escrevam os fatores um acima do outro e que se inicie a multiplicação pelas unidades do segundo fator.
Podemos também representar uma multiplicação desta forma:
São 10 linhas e 5 quadrados cada uma:
Veja, agora o algorítimo da multiplicação. Algorítimo como você sabe, é a conta!!!!
10x 5
____
50
____
50
Heloisa quer colocar mesas novas nas salas de aula de sua escola. Nesta escola, tem 15 salas de aula, e em cada uma é preciso ter 42 mesas. Quantas mesas Heloisa têm que comprar?
Para resolvermos este problema, podemos fazer o seguinte:
42 + 42 + 42 + 42 + 42 + 42 + 42 + 42 + 42 + 42 + 42 +42 + 42 + 42 + 42 = 630.
È só somar o número 42, 15 vezes, ou seja, 15 x 42.
42
x 15
____
630
x 15
____
630
Agora acompanhe o desenvolvimento desta multiplicação:
Vamos por partes:
42
x 15
____
x 15
____
Multiplicamos primeiro a 5 unidade pelos multiplicadores:
1
42
X5
____
210
42
X5
____
210
Depois multiplicamos, a 1 dezena pelos multiplicadores:
42
X 10
____
420
X 10
____
420
Mas podemos fazer de um jeito mais simples:
42
X 15
____
210
+420
____
630
X 15
____
210
+420
____
630
Resposta: Heloísa tem que comprar mesas.[R]
Divisão
Como fazer "contas" de dividir
4º Passo
6º Passo
8º Passo
Divisão
A divisão é a operação onde os alunos
têm maiores dificuldades. O seu algoritmo (método para realizar a operação) é
mais complexa que os algoritmos da adição, subtração e da multiplicação, e por
isso, necessita de mais estudo e prática para aprender corretamente. De seguida
iremos explicar passo a passo, com imagens, como realizar uma divisão exata,
isto é, com resto zero.
Mas antes de passarmos à explicação, é
importante saber os elementos de uma divisão, pois vamos usar essas palavras
durante o tutorial.
Como fazer "contas" de dividir
1º Passo
Marcar no dividendo o menor número possível maior ou igual ao divisor.
2º Passo
Em 25, quantas vezes cabe o 5? Pensar
na tabuada do 5 um número que multiplicado por 5 dê 25 ou que seja o mais
próximo possível de 25 (neste caso
tem de ser inferior e nunca superior a 25). 5 x 5 = 25
3º Passo
Multiplica-se 5 pelo divisor (5), e
subtrai-se mentalmente esse resultado a 25. 25 - 25 = 0 Coloca-se a diferença
por baixo do 25 (encostado à direita).
4º Passo
Baixa-se o algarismo seguinte do
dividendo.
5º Passo
Repetir os passos 2 e 3. Em 6 quantas
vezes há 5? 1. Multiplica-se 5 por 1, e coloca-se a diferença por baixo.
6º Passo
Se após ter baixado todos os
algarismos do dividendo, o resto não for igual a zero, então coloca-se uma
vírgula a seguir ao dividendo, e
acrescenta-se um zero. De seguida baixa-se esse zero.
7º Passo
Repetir os passos 2 e 3. Em 10
quantas vezes há 5? 2. Multiplica-se 5 por 2 e coloca-se a diferença em baixo.
8º Passo
Depois de se alcançar resto zero, se
existirem casas decimais no dividendo e/ou no divisor, é necessário colocar
essas casas decimais no quociente. Para saber como colocar a vírgula no
quociente.
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