
Podemos entender como matemática, a ciência que pode ser calculada através do raciocínio rápido e lógico, sendo também abstrata, por apresentar sempre um resultado fixo, sem variações. Ela tem como base de estudos a quantidade, as grandezas, a extensão e as mudanças referentes aos cálculos.
TIPOS DE “SITUAÇÃO PROBLEMA"
A adição é usada quando queremos “juntar” objetos ou coisas em um determinado lugar.
Usamos a adição também para contar dinheiro, quando vamos ao shopping, cinema etc.
Usamos a adição também para contar dinheiro, quando vamos ao shopping, cinema etc.
ADIÇÃO COM RESERVA
O professor coloca no centro do grupo alguns cartões virados para baixo.
Nestes cartões estão escritos números entre 10 e 30.
Um aluno do grupo sorteia um cartão. Os demais devem pegar as peças correspondentes ao número sorteado.
Depois que os alunos estiverem realizando as trocas e os registros com desenvoltura, o professor pode apresentar a técnica do "vai um" a partir de uma adição como, por exemplo, 15 + 16.
Observe que somar 15 com 16 corresponde a juntar estes conjuntos de peças.
Atividades com Adição:


Subtração com reserva
O JOGO DE RETIRAR
Objetivos: compreender o mecanismo do "empresta um" nas subtrações com recurso; estimular o cálculo mental.
Esta atividade pode ser realizada como um jogo de várias rodadas. Em cada rodada, os grupos sorteiam um cartão e uma papeleta. No cartão há um número e eles devem pegar as peças correspondentes a essa quantia. Na papeleta há uma ordem que indica quanto devem tirar da quantidade que têm.
Por exemplo: cartão com número 41 e papeleta com a ordem: TIRE 28.
Objetivos: os mesmos da atividade 10.
Cada grupo de alunos recebe um dado marcado de 4 a 9 e uma placa. Quando o jogador começa, todos os participantes têm à sua frente uma placa. Cada criança, na sua vez de jogar, lança o dado e faz as "destrocas" para retirar a quantidade de cubinhos correspondente ao número que sair no dado. Veja bem: esse número dá direito a retirar somente cubinhos.
Na quarta rodada, vence quem ficar com as peças que representam o menor número.
Exemplo: Suponha que um aluno tenha tirado 7 no dado. Primeiro ele troca uma placa por 10 barras e uma barra por 10 cubinhos:
Depois, retira 7 cubinhos:

Vamos agora fazer a seguinte subtração: 731 – 699:
.jpg)
No esquema acima, vemos que, na ordem das unidades, temos a subtração 1 – 9. Para ser possível resolvê-la, devemos pegar uma dezena emprestada ao número à esquerda do 1. Na casa das dezenas, havia 3 dezenas e restarão apenas duas. Nas unidades, temos agora o seguinte cálculo: 11 – 9 = 2. Nas dezenas, temos 2 – 9, portanto, para subtrairmos, precisamos antes pegar uma centena na casa à esquerda, restando apenas 6 centenas. Já nas dezenas, temos agora: 12 – 9 = 3. Para terminar a conta, faremos nas centenas: 6 – 6 = 0. Portanto, 731 – 699 = 32.
Nenhum comentário:
Postar um comentário