quarta-feira, 19 de novembro de 2014

POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DO PROFESSOR PARA A CRIANÇA NO PROCESSO INICIAL DO CONCEITO DE NUMERO.



       A aprendizagem de Matemática começa nas experiências vividas pela criança no seu dia a dia, na formação do currículo proposto pela escola, mas está centrada basicamente no desenvolvimento cognitivo da criança aliada às situações de aprendizagem. Segundo Piaget “o número é a relação criada mentalmente por cada indivíduo” (KAMII, 1990, p.15). Mas para que esta estrutura seja estabelecida, é preciso que anteriormente a criança construa relações e conhecimento sobre elementos físicos (objetos), essas relações são denominadas simples, pois servirão para a construção de outras estruturas mentais mais complexas.
      Na realidade não é fácil aprender matemática, é necessário inovar o ensino mostrando a real importância dessa área, desenvolvendo o raciocínio, partindo do que a criança tem no seu dia a dia, identificando os conhecimentos que já possui. Portanto, a mediação e dedicação do professor são fundamentais para que não ocorra apenas uma aprendizagem mecânica e sim uma reflexão sobre o que se está aprendendo e seu uso nas mais variadas situações cotidianas, desde o dividir balas entre amigos, estabelecer comparações entre tamanhos, preços, quantidade. O professor deve intervir sempre, conduzindo o aluno ao raciocínio de maneira segura e dinâmica, motivando-o, construindo com ele a evolução de seu aprendizado em todos os momentos de dificuldades, usando estímulos da capacidade de investigação lógica do aluno, fazendo-o raciocinar. 

      Muitas vezes diante das dificuldades na construção do conhecimento lógico-matemático o professor considera que a criança não aprende, pois ela não sabe dividir ou multiplicar, não compreendendo o que o problema está pedindo. A dificuldade de entender os conteúdos é determinada em função da estrutura e da disciplina que é lógica, formal e dedutiva, incompatível com o pensamento da maioria das crianças neste nível. Um fator essencialmente importante que pode ajudar a amenizar as dificuldades é o uso do material concreto, partindo do princípio que a criança ainda não chegou ao estágio da abstração, ela precisa ver, tocar, observar, modificar posições, criar situações com os objetos, para assim ir construindo o conceito de número, agrupando, contando, selecionando, comparando. O professor pode acrescentar o uso de diferentes materiais, como jogos e garantir que a criança compreenda o que se está pedindo que ela faça, permitindo que desenvolva suas próprias estratégias.  É muito importante que o professor conheça os limites de seus alunos e o que eles podem alcançar com sua ajuda ou não. Se o estágio cognitivo em que a criança se encontra não for respeitado ela não terá condições de responder aos objetivos que o professor deseja atingir. 

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